Obrigada por sua visita!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Desafios Tecnológicos do Século XXI


Desafios  Tecnológicos do Século XXI
Diante da modernização e excesso de informações  no qual recebemos nossos alunos, podemos perceber como é importante ressaltar o uso das  tecnologia nas escolas. Do ponto de vista metodológico, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização  na sala de aula. Um dos fundamentos do ato de educar é ajudar a encontrar uma mágica dentro do caos de informações que temos, organizá-las  coerentemente, mesmo que momentânea.
Compreender ao organizar, sistematizar, comparar, avaliar, contextualizar. Uma segunda dimensão pedagógica procura questionar essa compreensão, criar uma tensão para superá-la, para modificá-la, para avançar para novas ideias, outros momentos e formas de compreensão. Para isso, o professor precisa questionar, criar tensões produtivas e provocar o nível da compreensão existente.
No planejamento didático, predomina uma organização fechada e rígida quando o professor trabalha com esquemas, aulas expositivas, apostilas, avaliação tradicional. O professor que dispõe tudo mastigado para o aluno, de um lado, facilita a compreensão; mas, por outro, transfere para o aluno, como um pacote pronto, o conhecimento de mundo que ele tem.
Predomina a organização aberta e flexível no planejamento didático, quando o professor trabalha a partir de experiências, projetos, novos olhares de terceiros: artistas, escritores... etc. Em qualquer área de conhecimento, podemos transitar entre uma organização inadequada da aprendizagem e a busca de novos desafios, sínteses. As atividades que facilitam a  organização, e outras, a superação dos métodos conservadores.


Nenhum comentário: